quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

GRANDE RESPONSABILIDADE (JOSIANE DE OLIVEIRA)

PROJETO CRONICANDO - CRÔNICAS DO DIA-A-DIA - TURMA 1O1
O Projeto Cronicando foi elaborado pelos professores Oscar e Lara e implementado na Turma 101, no turno da manhã. Lemos e escrevemos no gênero crônica e aqui estão algumas produções dos alunos, agora tornadas públicas. Parabéns, colaboradores da 101. A escola fica orgulhosa de poder mostrar seus trabalhos.


Grande responsabilidade
(Josiane de Oliveira)

Presenciei dentro do ônibus da Linha Sudeste, no Pinheiro, uma cena com a qual fiquei muito triste. Vi um homem, ou melhor, um guri que devia ter uns 17 anos e uma guria de uns 15 anos que estava grávida. Ela era apenas uma menina para uma responsabilidade enorme. Ele a destratava, a humilhava dentro do ônibus e vi que aquela guria podia ser eu, ou uma amiga que não tomou o cuidado devido, e agora seria mãe. Pergunto: como eles vão cuidar desta criança?
Se mal sabem se cuidar, agora pense como eles terão um filho num ambiente de brigas. Bom, acho que eles não têm o mínimo de responsabilidade, ele humilhando ela, e a guria se arrastando por ele. Onde foi o orgulho dela, e ele por que a humilha assim? Eles vão construir uma família, que deverá ser o “porto seguro” dela. Mas não, eles não pensaram nisso e agora terão algumas dificuldades a enfrentar e seria melhor se estivessem unidos.
Não sei se verei esse casal de novo, mas espero que eles tenham mudado, porque são novos e com os erros vão aprender. O que nós esperamos é que erros cometidos não se tornem um hábito, o bebê não presencie atos de violência e o seu convívio com os pais seja agradável.
Esperamos também que outras pessoas não cometam esse mesmo erro, e vejam que a coisa mais maravilhosa do mundo é ter um filho. Infelizmente, no caso do casal do ônibus, não foi o momento certo. Estão com uma responsabilidade muito maior do que a de pessoas com a mesma idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário